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Como montar um vitrine de loja

8 passos para organizar vitrine da loja e atrair mais clientes

Neste artigo, vamos explicar como arrumar o espaço e aumentar o fluxo de pessoas no seu comércio. Ficou interessado? Então boa leitura!

8 passos para organizar  vitrine da loja e atrair mais clientes

Organizar vitrine de loja é uma ferramenta importante para atrair clientes e, assim, aumentar as vendas. Quando bem elaborada, a vitrine pode chamar a atenção de consumidores que nem planejavam visitar o estabelecimento. Por isso, o vitrinismo é um recurso fundamental a ser explorado pelo setor varejista.

Para que a vitrine da loja seja atrativa, é necessário trabalhar na correta disposição dos elementos, escolher bem os itens que serão expostos e obedecer à identidade visual da marca, entre outros cuidados.

Confira 8 dicas para organizar vitrine de loja

Engana-se quem pensa que uma boa vitrine depende somente da correta disposição de alguns produtos. O vitrinismo é uma estratégia comercial que exige planejamento, cuidado e atenção. Apresentamos abaixo uma lista com oito formas de obter mais resultados com o espaço e aumentar as vendas:

1. Tenha um calendário de datas comemorativas

Organize um calendário com todas as datas comemorativas do ano — como o Dia dos Namorados e o Natal, por exemplo —, de modo a antecipar suas ações e organizar vitrine de loja para cada ocasião.

Muitas lojas mantêm suas vitrines decoradas para esses períodos durante semanas, para não perderem nenhuma oportunidade de venda. Por isso, é fundamental ordenar a agenda para que o seu estabelecimento fique à frente da concorrência.

2. Crie cenários temáticos

Organizar vitrine de loja para uma ocasião especial pode ser uma grande oportunidade para inovar e atrair a atenção do consumidor. Para isso, faça uma decoração temática para as datas especiais. Isso pode ser feito com alguns itens decorativos, luzes, banners e adesivos, entre outros elementos.

3. Obedeça à identidade visual da marca

Inovar e reinventar a vitrine da loja é muito importante para atrair a atenção do consumidor. Entretanto, é preciso obedecer a alguns elementos da identidade visual da marca, de modo que o cliente reconheça a loja em futuras ocasiões. Para isso, pode-se manter o mesmo esquema cromático e alguns elementos que remetem ao conceito da empresa.



4. Tenha um checklist para melhorar a organização da vitrine

Uma forma de manter a organização da vitrine em dia é investir em um software de checklist. Assim, será possível acompanhar todos os passos necessários para a montagem do espaço, tais como: compra de materiais, envio de artes promocionais para gráfica, prazos, entre outros. Isso ajudará a manter a organização em dia, prevenir-se de imprevistos e não perder nenhuma oportunidade.

5. Aposte em painéis digitais

Os painéis digitais são excelentes formas de otimizar a visualização das mercadorias na vitrine. Além de visualmente atrativo, também é possível expor outros tipos de mídias, como vídeos e GIFs. Isso atrai a atenção do consumidor e, dependendo do conteúdo exibido, pode ser o estímulo necessário para que ele entre na sua loja e efetue uma compra.

6. Promova liquidações

Liquidações são sempre bem-vindas. Uma forma de atrair mais consumidores para a sua loja é divulgando uma promoção imperdível. Para isso, pode-se elaborar adesivos e banners com as ofertas e dar o devido destaque para a oportunidade na vitrine da loja.

7. Destaque itens promocionais

Outra forma de atrair mais clientes para o estabelecimento é expor na vitrine as mercadorias em oferta. Assim, o consumidor se sente estimulado a acessar a loja e pode, inclusive, conferir outros artigos e adquirir mais produtos.

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8. Exponha artigos que são tendência no seu mercado

Lançamentos e novidades são chamariscos na vitrine, especialmente se o produto receber algum destaque da mídia. Se a sua loja tem algum produto que está em alta no mercado, é fundamental expô-lo na vitrine da loja. Para isso, tente dar um destaque para a mercadoria, exibindo-a em um local privilegiado.

Entenda a importância do vitrinismo

Quando a vitrine da loja é bem elaborada, o estabelecimento tende a receber mais visitas — o que significa mais oportunidades de venda. Abaixo, explicamos por que é tão importante apostar no vitrinismo. Confira!

Estimula compras por impulso

A vitrine é a primeira impressão que o cliente tem da loja. Portanto, é fundamental que todos os itens estejam organizados adequadamente e que a decoração seja visualmente apelativa.

Além disso, expor as mercadorias que estão em alta no mercado é uma excelente forma de estimular as compras por impulso: muitas vezes, o consumidor não tem o intuito de fazer uma compra mas, ao se deparar com um item de desejo na vitrine da loja, acaba cedendo.

Aumenta o engajamento com o público

Além de ser, de certa forma, um veículo de comunicação, uma vitrine bem elaborada também pode surpreender positivamente o consumidor pela originalidade, preços, promoções imperdíveis, entre outros fatores. Isso pode incentivar o cliente a divulgar a loja para seu círculo social por meio de grupos de mensagem e redes sociais. Assim, a empresa recebe mais interações de prováveis consumidores através dessa mídia espontânea gerada por outros clientes.



Ajuda a liquidar peças em estoque

O espaço da vitrine também pode ser uma oportunidade para vender mercadorias que estão há mais tempo em estoque. Para isso, pode-se divulgar um valor promocional para a peça em questão e estimular a venda. Isso ajuda a diminuir os prejuízos com o estoque e, ainda, aumentar o faturamento do estabelecimento.

Fortalece a marca

Uma vitrine bem elaborada ajuda no fortalecimento de marca, já que atrai a atenção dos consumidores. Isso incentiva o cliente a pesquisar pela empresa em outros canais — como nas redes sociais, sites e portais de conteúdo — e pode estimular o seu retorno à loja.

A vitrine da loja é um excelente recurso para estimular as vendas e fidelizar clientes. Por isso, é importante pensar de forma estratégica para obter os melhores resultados possíveis com o vitrinismo. Ficar atento às tendências do mercado, investir em softwares e observar as ações da concorrência são medidas fundamentais para uma uma vitrine bem elaborada.

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